Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Riva critica domínio de multinacionais na exploração mineral em MT

Publicado por 24 Horas News
há 11 anos

O deputado estadual José Riva (PSD) criticou o domínio das empresas multinacionais na exploração mineral em Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, é necessário melhorar as condições para os pequenos garimpeiros exercerem a atividade.

A avaliação de Riva foi feita durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (5), para debater o projeto do novo código mineral brasileiro.

Segundo Riva, os pequenos garimpeiros estão atualmente com escassez de área para poder trabalhar e precisam pedir esmola para as multinacionais. Temos questionamentos quanto ao domínio das multinacionais em relação ao subsolo, fato que precisa ser revisto. A nossa maior preocupação é com os pequenos garimpeiros, pois trata-se de um grande número de pessoas que precisam todos os dias mendigar espaço. Além disso, quando ocorre licitação para explorar a área, dificilmente um garimpeiro consegue vencer, pois as multinacionais estão organizadas e detém o domínio, argumentou.

O setor mineral pode impulsionar a economia de Mato Grosso, na avaliação do deputado Riva. Faltam políticas públicas para viabilizar o setor. O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso é de R$ 50 bilhões aproximadamente e o agronegócio tem grande participação nisso. O minério el...

Ver notícia na íntegra em 24 Horas News

  • Publicações5276
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riva-critica-dominio-de-multinacionais-na-exploracao-mineral-em-mt/100674330

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)